Emagreça Rapidamente: Estudo Revela a Melhor Dieta

Emagreça Rapidamente Estudo Revela a Melhor Dieta

A dieta mediterrânea é bem famosa por ser super saudável. Sabia que, em 2024, ela ganhou o prêmio de melhor dieta pela sétima vez seguida?! Mas, (quem diria?) um estudo que saiu no dia 7 de agosto de 2024, na revista Frontiers in Nutrition, mostrou que uma dieta vegana com baixo teor de gordura pode ser mais eficaz pra emagrecer e reduzir aquelas coisas inflamatórias ruins do nosso corpo em comparação com a mediterrânea. 🙊👏🏽

Esse estudo olhou para 62 adultos com sobrepeso. Eles seguiram a dieta mediterrânea ou a vegana por 16 semanas e o resultado foi que a alimentação vegana fez os compostos inflamatórios – chamados de AGEs, que parece nome de robô (rsrs) – caírem até 73%! E ainda teve uma perda média de peso de 6 kg. Já quem seguiu a dieta mediterrânea? Nada mudou no peso e nos AGEs deles.

Leia mais: Dica de Nutricionista para Emagrecer: Coma Castanhas! / Evite a Gordura no Fígado: Dieta Ideal e Fuja Disso!

Vantagens e Comparações que Você Não Sabia

A dieta vegana evita laticínios e óleos, que são bem comuns na mediterrânea. Por isso, sem esses ingredientes gostosinhos (eu acho!🤭), dá pra ver uma queda significativa nos AGEs. Isso ajuda na hora de perder peso e deixa a saúde bem melhor, afinal de contas, esse fato derruba o mito de que a dieta mediterrânea é sempre a melhor para emagrecer.

Mas olha, vale lembrar que a mediterrânea é legal pra viver mais e ficar saudável. Só que ela e nem a vegana estão focadas em quem quer emagrecer, sacou?

E mesmo com resultados fofinhos, esse estudo tem algumas falhas. O controle das calorias ficou pela metade e eles só deram uma olhada rápida nos AGEs. Exames mais detalhados seriam ótimos pra confirmar se essas dietas realmente fazem toda essa diferença. 🤯

Leia mais: 7 Alimentos que Atrasam a Fome e Ajudam a Emagrecer

Dieta Mediterrânea

Nela não tem comida industrializada. A base é comida de verdade: frutas, verduras, legumes, peixes, azeite e até um pouquinho de vinho (olha aí!) e laticínios.

As pessoas que moram nas regiões do Mar Mediterrâneo, tipo Grécia ou Itália, têm fama de serem saudáveis e viverem muito tempo. E pesquisas ao redor do mundo mostram que essa dietinha ajuda até a prevenir doenças como diabetes tipo 2 e alguns cânceres nojentinhos como os de mama e intestino.

Leia mais: Arnold Schwarzenegger: Dieta Incomum para se Manter em Forma

Dieta Vegana

Essa dieta é bem radical! Ela diz “tchau” para todo tipo de carne (ave, boi, peixe…) e produtos que vêm dos animais – sim, até as gelatinas e produtos com origem de ovos e leite! O mel também pode ficar fora do prato!

Quem escolhe ser vegano geralmente reduz o risco de muitas doenças crônicas como as do coração e diabetes. Mas cá entre nós: excluir tudo pode trazer problemas se faltar vitaminas ou minerais importantes no prato. E sim — dá pra achar veganos obcecados com carboidratos matando a fome só com pão, contribuindo para a obesidade! Então, se joga numa consulta com os profissionais necessário pra garantir que tá tudo ok com sua saúde! 😉

Descubra todos os Segredos e Curiosidades se divertindo na categoria Quiz de Curiosidades sobre a Saúde (https://raphaelrh.com/index.php/category/quiz-de-curiosidades-da-saude/) e dê uma olhada no nosso Glossário de Doenças para ter uma visão totalmente ampla das principais doenças do mundo!

Banco de Imagens: Freepik

Deixe um comentário