Usar o celular é maravilhoso e, olha só, não causa câncer de cérebro! É isso mesmo! Uma revisão grandona de estudos feita a pedido da OMS chegou a essa conclusão. 🧐
A pesquisa foi publicada na revista Environment International em 03/09/2024. Um grupo de pesquisadores australianos fez um trabalho danado. A OMS já tinha falado que não tem ligação entre câncer e celular, mas agora eles trouxeram mais estudos. E adivinha? Os cientistas não acharam nada que ligue o uso do celular ao câncer, mesmo pra quem usa há muito tempo ou várias horas por dia. Ufa…
Leia mais: Efeitos do Amor no Cérebro: Quantas Formas de Amor Existem?
Por que o uso do Celular era Considerado Perigoso para o Cérebro?
Os celulares e outros gadgets que usam tecnologia sem fio, tipo aqueles laptops bonitões, emitem uma coisa chamada radiação eletromagnética de radiofrequência que, para simplificar, são as ondas de rádio, galera!
Ken Karipidis, o chefão do estudo e diretor da Agência Australiana de Proteção contra Radiação e Segurança Nuclear (Arpansa para os íntimos), explicou pro jornal “The Guardian” que essa ideia de que celulares causam câncer veio de uns estudos antigos. Eles analisaram a um monte de gente com tumores cerebrais e outra galera sem câncer sobre essa exposição. 📲
Em 2011, a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer da ONU (IARC para os amigos) falou que ondas de rádio são as possíveis vilãs. Mas isso era baseado em provas bem fraquinhas dos estudos observacionais. Essas provas fracas não são as melhores para tirar conclusões precipitadas, né?
Desde então, a OMS mandou fazer vários estudos pra descobrir se essas ondas prejudicavam a saúde. Inclusive, outras revisões que procuraram a ligação entre essas ondas e infertilidade também não encontraram nada. 👍🏽
O nível de radiação dos celulares é bem baixinho e apesar da tecnologia sem fio bombar nos últimos anos, os casos de câncer no cérebro não subiram nada! Ou seja, essa revisão veio pra dar uma boa notícia: usar celular não tem nada a ver com câncer.
Leia mais: Tipos de Câncer mais Letais e Seus Sintomas. ATENÇÃO!
Sobre o Estudo
Os pesquisadores analisaram mais de 5.000 estudos feitos entre 1994 e 2002. Uau! Com tanto estudo assim, escolheram só 63 pra analisar direitinho. Eles estavam tentando ver se as radiofrequências dos aparelhos estavam relacionadas ao câncer. E o resultado? Nada! O risco de câncer no cérebro não aumentou nem para os que pebas que usavam o celular há uma década ou mais. E crianças expostas a torres de rádio ou TV? Também nada. 👧🏽👦🏽
O estudo olhou tumores do sistema nervoso central, como no cérebro, meninges, glândula hipófise e até leucemia. Fica a dica: essa revisão mostra que ondas de rádio das tecnologias sem fio não são malvadas para a saúde humana. Então pode usar seu celular tranquilo!
Descubra todos os Segredos e Curiosidades se divertindo na categoria Quiz de Curiosidades sobre a Saúde (https://raphaelrh.com/index.php/category/quiz-de-curiosidades-da-saude/) e dê uma olhada no nosso Glossário de Doenças para ter uma visão totalmente ampla das principais doenças do mundo!
Banco de Imagens: Freepik