Com o envelhecimento, uma coisa leva a outra. Isso pode indicar problemas que, se deixados de lado, só vão piorar e aumentar os riscos, gerando doenças sérias como o câncer. Então, bora descobrir os sinais e como pegá-los cedo!
Adivinha? Seis em cada dez homens brasileiros acima dos 50 nunca fizeram um exame – ou já faz mais de um ano que não olham pra isso – pra saber se têm hiperplasia benigna da próstata (HPB). Essa informação é da pesquisa feita pela farmacêutica Apsen em parceria com o pessoal da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) de São Paulo e do Rio. Foi uma galera da Ipsos que ajudou. 🕵🏽♀️
Olha só: com o passar dos anos, a próstata cresce como seu amigo fofinho bom de festa que possui uma pançona 😛 (hahaha, exagerei um pouquinho só!). Isso é normal e não é um grande problema por si só. Mas, escuta aqui: mais da metade dos homens acima dos 50 pode ter essa bizarrice! E para quem atinge os 90? O número chega a 80%!
Observando os Sinais e Formas de Urinar
Metade desses caras poderão sentir uns sintomas chatos. E adivinha? Esses sintomas podem complicar na hora de fazer xixi e dar problemas sérios na bexiga e nos rins. Ah, e os sintomas da HPB (hiperplasia benigna da próstata) podem parecer com os do câncer de próstata, que também é sério. Portanto, melhor ficar esperto!
O doutor Mauro Muniz, que manda muito bem na SBU-RJ, tanto que é presidente de lá, está preocupado com esses números. Não tem nenhuma recomendação geral de rastreio da HPB para os homens ficarem na frente do médico fazendo exames. Mas isso não vira desculpa pra não procurar ajuda quando rolam uns sintomas!
Ele ainda diz: “Olha, cara! Mudanças na urinação não são normais só porque você tá envelhecendo!” Tem homem pensando que vai acabar urinando nas calças porque “é assim que as coisas são agora”. Mas ó, esse pensamento pode fazer você perder alguns anos preciosos! 😉
A pesquisa foi feita com 500 pessoas entre 22 a 28 de julho através de um painel online. Super legítimo!
Que Diacho é Hiperplasia Prostática Benigna?
Primeiro: a próstata só aparece nos homens – tipo um exclusivo clube masculino. Fica ali fazendo uma abraçadeira ao redor do reto e abaixo da bexiga. O trabalho dela é produzir um líquido que forma o sêmen – esse danado nutre e protege os espermatozoides.
Agora vamos à parte matemática: quando os caras são jovens, essa glândula pesa uns 20 gramas – ou é do tamanho de uma ameixa fofa. Com o tempo, a coitada cresce – o problema é quando isso começa a tapar a uretra, complica a hora do xixi.
Os sintomas chatos incluem:
- Dificuldade na hora de dar aquela aliviada
- Jato bem fraquinho
- Fazer esforço pra começar
- Sentir que ainda tem xixi na bexiga
- Gotejamento depois de terminar
- Levantar várias vezes à noite para não urinar na cama
Segundo um manual da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), disponível na biblioteca virtual da Universidade Aberta do SUS, tem 30% de chance do homem ter que tomar remédio pra isso; já cirurgia? Apenas 10%.
Esperar demais pra procurar tratamento pode trazer problemas sérios como infecções chatas na bexiga ou até pedras. E não para por aí, até os rins podem ser afetados – em casos críticos rola até insuficiência renal! Então meninos, tá na hora de dar uma conferida nesse assunto! ⚗👀
Leia também: A Urina e Suas Cores: Preto, Vermelho, Rosa, Amarelo…
Câncer de Próstata?
Olha, na pesquisa, 60% dos homens acreditam que se não tratarem essas coisas, podem acabar com câncer. Mas, a real é que isso tá bem errado. Mesmo que os sintomas pareçam iguais e tudo se confunda, essas duas coisas não têm nada a ver.
Primeiro porque atacam partes diferentes do corpo. Quando os médicos explicam, eles costumam fazer uma comparação engraçada: a próstata é como uma mexerica! O câncer costuma “atacar” a casca (ou seja, a periferia), enquanto a hiperplasia faz festa nos gomos.
Agora, falando de prevalência, o câncer de próstata tá pelo auge, assim como a HPB! De acordo com o Ministério da Saúde, ele é o segundo tipo mais comum entre os homens e também é a segunda maior causa de morte por câncer nesse público. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que cerca de 71,7 mil novos casos aparecem todo ano. 😲🚑🙏🏽
Análise e Identificação da HPB ou Câncer
Depois que um homem vai ao urologista reclamando de algo (o que não deve ser nem um pouco fácil), ele passa por uma avaliação básica. O médico pode usar o exame de toque retal e/ou um ultrassom para descobrir se é só uma hiperplasia ou algo mais sério.
Se o doutor sentir alguma mudança na consistência da próstata durante o toque (e aí dá aquele frio na barriga), pode desconfiar de câncer e pedir uma biópsia ou acaba pedindo depois das imagens caso o PSA estiver elevado – e sim, PSA é aquele exame que mede uma proteína feita pelas células da próstata, muito usado para confirmar o câncer.
Rastreamento
Agora vem a parte polêmica: os caras precisam fazer exames de toque retal e/ou PSA quando batem 40 ou 50 anos, mesmo sem sintomas ou histórico na família! Essa ideia já causa um burburinho! 🙈
Há anos, tanto o Ministério da Saúde quanto o Inca não estão muito felizes com essa história. Eles acreditam que esses exames em grande escala podem não ajudar muito na redução das mortes pela doença e ainda causam alguns problemas à saúde do homem.
Por quê? Bem, porque uns tumores diagnosticados são do tipo “indolente”. Isso significa que crescem devagarinho e raramente saem para explorar outros órgãos! E aí vem o perigo: o homem pode acabar passando por tratamentos desnecessários que podem trazer efeitos colaterais chatos como incontinência urinária ou disfunção erétil. E ninguém quer isso! 😵
O que os Médicos Pensam sobre Isso?
Por outro lado… aí é que tá o dilema! Alguns médicos acham que esperar um homem sentir algo estranho antes de fazer exames pode ser arriscado. Os cânceres iniciais muitas vezes não mostram sinais claros por isso que pular o rastreio pode resultar em ter diagnósticos já avançados quando as chances ficam bem menores e os tratamentos se tornam um verdadeiro desfile de horrores.
O consenso entre as autoridades? Ao menos uma vez na vida (principalmente depois dos 40 ou 50!), todo homem precisa procurar um médico pra entender direitinho se precisa fazer esses exames, fica a dica
Muniz diz: desde a adolescência os homens devem visitar regularmente um urologista – tipo uma visita anual ao dentista! “Olha só: a mulher vai do pediatra para o ginecologista sem problemas, mas o machão sai do pediatra e… tcharam❗❗Fica no limbo até sentir alguma coisa esquisita!” O povo precisa lembrar: “Cara, você também merece cuidados!”
“Esse é um dos fatores que reforça a diferença entre mortalidade masculina e feminina. Tem várias teorias sobre isso, mas uma das principais é: os homens não se cuidam tanto quanto as mulheres”, finaliza o médico. Para você que é home das caverna, para de fazer seu tacape por um minuto e vá visitar o médico pra cuidar dessa sua vida maravilhosa! 💨✔
Descubra todos os Segredos e Curiosidades se divertindo na categoria Quiz de Curiosidades sobre a Saúde (https://raphaelrh.com/index.php/category/quiz-de-curiosidades-da-saude/) e dê uma olhada no nosso Glossário de Doenças para ter uma visão totalmente ampla das principais doenças do mundo!
Banco de Imagens: Freepik